quarta-feira, 28 de maio de 2008

Limeiras: O Património que a natureza teima em esconder

O percurso “Água Férrea” localiza-se em Limeiras, aldeia da Freguesia de Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha.
A aldeia de Limeiras é constituída por diversos lugares e casais, tais como: Cafuz, Caneiro de Baixo, Caneiro de Cima, Caneiro do Meio, Casal dos Cardadores, Casalinho, Casal das Figueiras, Portela de Laranjeira, Limeiras, Matos, Outeiro, Vale da Amoreira e Vale de Martinchel.

Território do Ozêzar
Todo o território de Praia do Ribatejo fazia parte do território de Ozêzar, mais tarde denominado por Vila de Payo de Pelle.
Foi em Outubro de 1159 que D. Afonso Henriques doou à Ordem do Templo o território do Ozêzar, com os seguintes limites: “pela Foz do Beselga, e daí, pela estrada que chama de Penela, até Alfeigiadoa, e daí, pelo cimo do monte de Alfeigiadoa, pela vertente das águas do lado de Tancos, e daí, como entra até ao fundo do pego do Almourol, e daí, pelo meio do Tejo até à foz do Zêzere, e daí, do Zêzere até à foz do Tomar (Nabão), e daí, pelo Tomar (Nabão), como vai até à foz do Beselga onde primeiramente fizemos o começo.”
Azevedo, Rui; “Documentos Medievais Portugueses – Documentos Régios”; Vol. 1, tomo 1, pp. 338 – 339, Doc. 27

No Século XII, Limeiras não existia como Aldeia, mas localizava-se no Território do Ozêzar. Contudo, a informação mais antiga é do Século XVI, mais propriamente de 26 de Fevereiro de 1504, no Tombo dos bens e propriedades da Ordem de Cristo, no julgado de Payo de Pelle, da Comenda da Cardiga.
Lisboa, A.N.T.T., Conventos de Tomar, Ordem de Cristo, Maço 30, Doc. s/n.º., fl. 113 – 140.

Em 1504 Limeiras pertencia ao julgado de Payo de Pelle, mas continuava a não existir como a Aldeia que se conhece hoje. Existiam diversos casais espalhados pelo território os quais eram constituídos, quase sempre, por uma habitação e por um celeiro, isto porque eram direccionados para a Agricultura, sendo casais rurais.
Os casais existentes no território conhecido por Limeiras eram os seguintes:

- Casal que foi do Mestrinho
- Casal que foi do Frade
- Casal que foi de Fernando Eanes
- Casal não Identificado (possivelmente o Lagar do Rio)
- Casal do Caldeiro
- Casal do Vale do Carregal
- Casal da Perdigueira
- Caneiro do Rei
- Olival da Azenha
Nota: Onde aparece “que foi” deve-se ao facto de o documento referir dessa forma, por serem os casais mais antigos.

Sem comentários: